Francês - Campus Itaperi

Francês - Campus Itaperi

Extensão

A Coordenação do Núcleo de Línguas Campus Itaperi anuncia os editais de seleção de nº 47/2023 e nº 48/2023 para admissão no Semestre I (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português) e Teste de Nível (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês) do período letivo 2024.1.

As inscrições ocorrerão até o dia 08 de dezembro de 2023.

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 47/2023 – Seleção 2024.1 Semestre I

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 48/2023 – Seleção 2024.1 Teste de Nível

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
– Telefone: 85 3101.9673
– E-mail: nucleo.itaperi@uece.br

Horários de Funcionamento:
Segunda e quarta: 09h às 12h e das 13h às 18h45min
Terça, quinta e sexta: 09h às 12h e 13h às 17h
Sábado: 07h30min às 11h30min e 12h30min às 16h30min


O Curso de Francês do Núcleo de Línguas Campus Itaperi - UECE tem duração de 448 horas-aula, distribuidas em 07 (sete) semestres, e adota a abordagem comunicativa e intercultural, o que proporciona aos cursistas se tornarem competentes linguística e culturalmente no idioma, já que entendemos que aspectos da cultura e história da França são indissociáveis do estudo da língua.

Seguimos o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas, padrão internacionalmente reconhecido, para descrever a proficiência do idioma francês, que no Núcleo de Línguas vai do nível A1 ao B2. Para tal, as quatro habilidades linguísticas – escutar, falar, ler e escrever – são parâmetros que seguimos para o uso social da língua, ou seja, para a comunicação e as interações.

Esse curso trabalha as quatro habilidades de domínio do idioma (leitura, audição, fala e escrita).

Livro: Édito – Méthode de Français (A1, A2 e B1).
Duração: tem duração de 7 semestres, nível básico/intermediário.

Objetivos Gerais

O curso de Língua Francesa proporciona a aprendizagem da língua estrangeira em nível básico e intermediário por meio do desenvolvimento de competências linguísticas de forma integrada com vistas à inserção e ao engajamento do aprendiz/falante em situações interacionais e à compreensão de aspectos socioculturais no processo de produção e compreensão da língua estudada. Utiliza-se o método comunicativo e ativo articulando a aspectos linguísticos e gramaticais ligados à cultura e a sociedade francófona.

 

Público-alvo

Curso direcionado a qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Fundamental II e tenha CPF ativo. Não há necessidade de conhecimento prévio no idioma para ingressar no Semestre I do curso.

Disciplinas

SEMESTRE I (A1.1): Pontos gramaticais principais: - O alfabeto; - Adjetivos de nacionalidade; - Artigos definidos (le/ la/ l’/ les) e indefinidos (un/ une/ des); - Preposições antes de nomes de países e cidades; - A negação simples em língua francesa; - Conjugação de verbos –ER no presente do indicativo; - Conjugação de verbos no futuro próximo e passado recente do indicativo; - Conjugação dos verbos pronominais no presente do indicativo; - Conjugação de verbos no imperativo (être/ avoir/ regarder...) - Conjugação dos verbos no passado do indicativo com o verbo AVOIR (Passé Composé 1); - Frases afirmativas, interrogativas e negativas no presente do indicativo; - Adjetivo interrogativo QUEL; - Adjetivos demonstrativos; - Adjetivos possessivos; - Advérbios de frequência (jamais/de temps en temps/souvent/ tous les.../ tout le temps/ toujours); - Gênero e número dos adjetivos (masculino et feminino/ singular e plural); - Gênero dos adjetivos relativos às profissões (masculino et feminino); - Gênero e número dos substantivos (masculino et feminino/ singular e plural); - A quantidade não definida (partitivos + un peu de/ de la/ beaucoup de/ de la); - O pronome EM.

Temas comunicativos principais: - Cumprimentar-se/despedir-se; - Apresentar-se e apresentar alguém; - Falar sobre informações pessoais; - Falar sobre família e conhecimento de línguas; - Perguntar e indicar um caminho e/ ou direção; - Compreender um itinerário; - Compreender e saber dizer as horas; - Hobbys e habilidades; - Sugerir coisas e reagir a sugestões; - Situar um momento no ano; - Falar sobre suas atividades quotidianas; - Propor uma saída cultural/Fixar um encontro/ Aceitar – recusar um convite; - Fazer uma reserva por telefone.

SEMESTRE II (A1.2): Pontos gramaticais principais: - Preposições de lugar; - Os pronomes complemento objeto direto (COD) (le/ la/ l’/ les); - Os pronomes complemento objeto direto (COI) (lui/ leur); - Expressar a obrigação e a interdição (infinitivo/imperativo); - Expressar a condição (si + présent); - Expressar a intensidade, a continuação, e a intensidade; - A comparação em LF (1) ( moins/ aussi/ plus + adjectif + que); - Conjugação dos verbos em – IR no presente do indicativo; - Conjugação dos verbos no passado do indicativo com o verbo ÊTRE (Passé Composé 2); - O imperativo dos verbos impessoais (c’était, il y avait, il faisait...); - Os pronomes relativos QUI/ QUE; - O pronome Y.

Temas comunicativos principais: - Informar-se sobre uma locação; - Compreender um regulamento interno de um imóvel; - Compreender informações num site de reservas online; - Compreender um programa de intercâmbio universitário; - Expressar as regras da vida em comum; - Expressar sensações, uma emoção positiva, uma surpresa; - Expressar um objetivo (Le but); - Expressar um desejo, um projeto profissional; - Expressar um acordo/ um desacordo; - Compreender as tarefas profissionais; - Desculpar-se através de uma mensagem; - Explicar um problema doméstico; - Escrever um e-mail formal; - Escrever uma carta postal.

SEMESTRE III (A2.1): Pontos gramaticais principais: - Conjugação dos verbos no passado simples do indicativo (passé composé); - Conjugação dos verbos no imperativo do indicativo; - Conjugação dos verbos no futuro simples do indicativo; - Conjugação dos verbos no subjuntivo presente (expressão da necessidade); - Os pronomes EN e Y (Lieu); - Indicadores de tempo em língua francesa; - Expressar uma comparação (com o adjetivo, o advérbio, o nome et o verbo); - Expressar a condição com a partícula SI; - Expressar o superlativo em língua francesa; - Os pronomes relativos QUI/ QUE/ OÙ; - O pronome impessoal ON; - O pronome EN (quantidade); - Os pronomes possessivos.

Temas comunicativos principais: - Falar sobre suas origens; - Falar sobre gostos e preferencias pessoais; - Falar sobre problemas de saúde e compreender instruções médicas; - Propor uma saída cultural; - Aceitar e/ou recusar um encontro; - Compreender um texto literário; - Descrever uma foto; - Contar sobre suas lembranças; - Compreender e ler um guia turístico; - Compreender conselhos e dar conselhos - Escrever uma carta postal ou um comentário; - Compreender um artigo de jornal sobre uma locação imobiliária; - Expressar um contentamento, uma alegria; - Expressar um ponto de vista.

SEMESTRE IV (A2.12): Pontos gramaticais principais: - Os pronomes interrogativs (lequel); - Os adjetivos indefinidos (chaque/ tout/ toute/ tous/ toutes); - Expressar os sentimentos (subjuntivo e infinitivo); - Expressar a causa e a consequência em língua francesa; - Os pronomes COD/ COI na frase; - Os pronomes demonstrativos (celui/ celle/ ceux/ celles); - Expressar o condicional presente (1) (la politesse); - Expressar o gerúndio em língua francesa; - Expressar o objetivo (le but) em língua francesa; - Expressar o passado simples (passé composé) e o imperfeito (imparfait); - Expressar a forma passiva (forme passive) em língua francesa; - O acordo do particípio passado com os pronomes COD; - O discurso indireto no presente.

Temas comunicativos principais: - Falar sobre as características de alguém (un portrait physique); - Falar sobre as emoções; - Expressar uma crítica positiva e negativa em língua francesa; - Procurar apartamento; - Falar sobre estilos de moradia; - Falar sobre pessoas famosas; - Falar sobre situações imaginárias; - Falar sobre sua formação académica; - Falar sobre seus projetos profissionais; - Compreender um texto informativo sobre o consumo colaborativo; - Compreender as regras de um CV simples em língua francesa; - Compreender ofertas de emprego simples; - Expressar uma inquietude; - Expressar um desejo em língua francesa; - Expressar uma indiferença em língua francesa; - Escrever uma carta formal em língua francesa.

SEMESTRE V (B1.1): Pontos gramaticais principais: - Conjugação dos verbos no subjuntivo;- Conjugação do mais que perfeito do inficativo; - Conjugação dos verbos no futuro em LF (futur proche/ futur simple); - Os pronomes EN/ Y e a dupla proninalisação; - Expressar um conselho (subjuntivo/ infinitivo); - Expressa da condição em LF (conditionnel présent); - Expressar a forma passiva em língua francesa; - O acordo dos verbos pronominais no passado simples (passé composé); - Os pronomes relativos simples: QUI/QUE/ DONT/OÙ; - Os advérbios de maneira com o prefixo - ment; - Expressar uma opinião em língua francesa (1); - Expressar uma opinião em língua francesa (2) (indicativo x subjuntivo); - Expressar o comparativo e o superlativo em língua francesa; - Expressar a causa e a consequência em LF; - Expressar a oposição e a concessão em LF; - O discurso indireto no presente e no passado et a concordância dos tempos; - Os indicadores de tempo (2): a anterioridade, a simultaneidade e a posterioridade; - A nominalisação da frase verbal em língua francesa; - A interrogação em LF (mots interrogatifs et inversion du sujet); - Os pronomes indefinidos (la quantité); - Os pronomes relativos compostos.

Temas comunicativos principais: - Expressar o interesse e/ou indiferença por algo; - Expressar uma obrigação, uma permissão, uma interdição; - Falar sobre amizade e relacionamento; - Falar sobre a história de sua família/ descrever os laços entre os membros da família; - Falar sobre uma lembrança; - Falar sobre seu papel, das suas responsabilidades passadas; - Evocar sua visão sobre o mundo do trabalho; - Saber relatar algo no passado: descrever as situações, os hábitos, os acontecimentos; - Expressar o desejo e a alegria; - Expressar sua motivação.

SEMESTRE VI (B1.2): Pontos gramaticais principais: - Expressar a condição e da hipótese em LF (Conditionnel présent); - Expressar o condicional passado em LF; - Expressar a causa e a consequência em LF; - Conjugação do particípio presente em LF; - Conjugação do passado simples em LF; - A expressão do “futur entérieur”em LF; - Os pronomes relativos compostos; - Os indicadores de tempo (3) ligados ao momento que se fala.

Temas comunicativos principais: - Expressar uma dificuldade ao realizar algo; - Expressar hipóteses em LF; - Expressar-se sobre a imprensa francesa; - Expressar um arrependimento em LF; - Expressar duas ações simultâneas; - Expressar um descontentamento; - Expressar proposições afim de melhorar; - Expressar uma inquietude, um desejo;- Expressar a cauda e a consequência em LF; - Escrever um e-mail de reclamação; - Saber reportar um acontecimento; - Saber falar sobre o que se faz no tempo livre (les loisirs); - Contar sobre uma viagem/ Organizar uma viajem; - Apresentar a utilidade e as qualidades de um objeto conectado.

SEMESTRE VII: (EM REELABORAÇÃO)

Documentação Necessária

Orientações sobre a entrega da documentação:

A documentação dos candidatos aprovados deve ser entregue presencialmente na secretaria do Núcleo de Línguas Campus Itaperi no período de .. Segue abaixo a documentação a ser entregue:

– Cópia do documento de identificação (frente e verso do mesmo lado da folha de papel): Serão considerados documentos de identificação: Carteiras de Identidade que forem expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Diretoria Geral da Polícia Civil, Forças Armadas, Polícia Militar, Ordens ou Conselhos Profissionais, e, ainda, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade;
– Cópia do CPF (caso não conste informando no documento de identificação);
– Cópia do comprovante de escolaridade;
– Cópia do comprovante de residência;
– 02 vias do Contrato de Prestação de Serviços educacionais devidamente preenchido e assinado pelo estudante/responsável financeiro.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Secretaria do Núcleo Itaperi (85) 03101-9673
nucleo.itaperi@uece.br