Inglês - Campus Itaperi

Inglês - Campus Itaperi

Extensão

A Coordenação do Núcleo de Línguas Campus Itaperi anuncia os editais de seleção de nº 47/2023 e nº 48/2023 para admissão no Semestre I (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português) e Teste de Nível (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês) do período letivo 2024.1.

As inscrições ocorrerão até o dia 08 de dezembro de 2023.

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 47/2023 – Seleção 2024.1 Semestre I

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 48/2023 – Seleção 2024.1 Teste de Nível

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
– Telefone: 85 3101.9673
– E-mail: nucleo.itaperi@uece.br

Horários de Funcionamento:
Segunda e quarta: 09h às 12h e das 13h às 18h45min
Terça, quinta e sexta: 09h às 12h e 13h às 17h
Sábado: 07h30min às 11h30min e 12h30min às 16h30min


O curso de Língua Inglesa proporciona a aprendizagem da língua estrangeira em nível básico e intermediário por meio do desenvolvimento de competências linguísticas de forma integrada com vistas à inserção e ao engajamento do aprendiz/falante em situações interacionais e à compreensão de aspectos socioculturais no processo de produção e compreensão da língua estudada.

O curso de Nível Básico/Intermediário de Língua Inglesa apresenta carga horária de 448h/a, distribuída em sete semestres, e objetiva desenvolver habilidades e competências linguísticas e discursivas nos processos de compreensão e produção oral/escrita em língua inglesa. As aulas são ministradas na língua-alvo com intuito de proporcionar a imersão do aprendiz de forma natural na compreensão e na utilização da língua em diversos contextos de interação social. Além disso, o curso apresenta um programa voltado ao desenvolvimento da proficiência comunicativa baseado nas orientações do Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas nos níveis básico (A1; A2) e intermediário (B1).

Esse curso trabalha as quatro habilidades de domínio do idioma (leitura, audição, fala e escrita).

Livro: American Language Hub Level 1
American English File 1, 2 e 3 – Student Book – Third Edition.

Duração: tem duração de 7 semestres, nível básico/intermediário.

Objetivos Gerais

O objetivo do Curso de Inglês no Núcleo de Línguas Campus Itaperi - UECE é que, ao final, o aluno seja capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo, isto é, que seja um falante independente da língua inglesa. Isso significa que ele será capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.

Público-alvo

Curso direcionado a qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Fundamental II e tenha CPF ativo. Não há necessidade de conhecimento prévio no idioma para ingressar no Semestre I do curso.

Disciplinas

SEMESTRE I: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE – Presente Simples; - Presente Simples: afirmativo, negativo e interrogativo; - Pronome Sujeito; - Adjetivo possessivo; - Possessivos; - Imperativo; - Artigos: definidos e indefinidos; - Singular/Plural de Substantivos; - Pronomes demonstrativos; - Adjetivos; - Preposições de tempo e lugar; - Advérbios e Expressão de Frequência; - Palavras interrogativas – ordem das palavras nas perguntas.

Temas comunicativos principais: - Cumprimentar-se/despedir-se; - Falar sobre o trabalho; vida pessoal; - Falar sobre família; - Perguntar sobre situações cotidianas; - Horas; - Descrição de coisas e situações; - Fazer sugestões e reagir a sugestões; - Dar instruções; - Descrever rotinas.

SEMESTRE II: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE: presente e passado; - Verbo Be – presente e passado; - Pronomes Sujeitos;- Pronomes Objetos; - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente contínuo; - Passado Simples: – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples: verbos regulares e irregulares; - Advérbios e Expressão de Frequência; - Palavras interrogativas - ordem das palavras nas perguntas; - Artigos: definidos e indefinidos; - Pronomes demonstrativos; - Pronomes possessivos; - Adjetivos possessivos; - Verbos modais: can / can’t; - Verbos seguidos de gerúndio; - Plural de substantivos; - Preposições de tempo e lugar; - Sons vocálicos / sílaba tônica de palavra.

Temas comunicativos principais: - Falar sobre habilidades; - Identificar situações pelo contexto; - Falar sobre clima, tempo e estações do ano; - Falar sobre previsões; - Falar sobre datas; - Dar opiniões; - Entender ordem de eventos da vida; - Verificar, entender e comparar informações; - Descrever a casa; - Descrever lugares.


SEMESTRE III: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE – presente simples e passado simples; - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Continuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Pronomes de sujeito e pronomes de objeto; - Adjetivos possessivos e pronomes possessivos; - Passado Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples de verbos regulares e irregulares; - Substantivos contáveis e incontáveis; - Quantificadores; - Adjetivos comparativos e superlativos; - Formas futuras - planos e previsões; - Advérbios: modos e modificadores; - Verbos seguidos de infinitivo ou gerúndio; - Artigo definido; - Presente perfeito; - Formação de perguntas.


Temas comunicativos principais: - Falar sobre hábitos alimentares; comidas; recipientes; - Entender instruções; - Falar sobre pontos turísticos em cidades e férias; - Fazer previsões; - Seguir eventos em uma história; - Entender detalhes em uma história; - Entender opiniões; - Falar sobre planos, sonhos e ambições; - Falar sobre hábitos e preferências; - Entender informações bibliográficas.


SEMESTRE IV: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE – presente simples e passado simples; - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Continuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Contínuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Sequenciadores de tempo e conectores; - Preposições de tempo e lugar; - Formas futuras; - Cláusulas relativas; - Presente Perfeito – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Something, anything, nothing; - Frases verbais; - Adjetivos terminados em -ed e -ing; - Pronúncia: -s e -es finais

Temas comunicativos principais: - Entender informações pessoais; - Descrever e entender descrições de pessoas; - Descrever figuras e falar sobre preferências; - Entender eventos principais em histórias; - Checar hipóteses; - Planejar viagens; - Parafrasear; - Entender datas, tempos e compromissos específicos; - Falar sobre tarefas; - Entender teorias; - Falar sobre compras; - Descrever rotina específica; - Entender informações históricas; - Checar e corrigir informações.

SEMESTRE V: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE – presente simples e passado simples; - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Continuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Contínuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Perfeito – afirmações afirmativas, negativas e interrogativas; - Perguntas com/sem auxiliares; - Quantificadores; - Comparativo de igualdade; - Adjetivos superlativos; - Formas futuras; - Uso de infinitivo e gerúndio; - Verbos modais: can, could, have to, must e should; - Condicionais I; - Pronomes possessivos; - Advérbios de modo; - Modificadores.

Temas comunicativos principais: - Comparar hábitos do presente e passados; - Falar sobre experiências memoráveis; - Identificar pros e contras; - Falar sobre seu estilo de vida; - Entender e dar concelhos; - Dar exemplos e motivos; - Entender ordem de eventos; - Falar sobre presente, passado e futuro; - Recontar um artigo; - Entender e solucionar problemas; - Descrever sentimentos; - Falar sobre o aprendizado de línguas; - Descrever hábitos e preferências; - Entender opiniões; - Entender anedotas; - Reagir a histórias; - Usar informações para interpretar uma história; - Entender um conto.


SEMESTRE VI: Pontos gramaticais principais: - Verbo BE – presente simples e passado simples; - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Continuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Contínuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Perfeito – afirmações afirmativas, negativas e interrogativas; - Condicionais II; - Expressando movimento; - Ordem das palavras dos verbos frasais; - Voz passiva; - Used to; - Verbo modal: might; - Uso de: só, neither e auxiliares; - Discurso relatado; - Palavras de interrogação; - Construção de palavras: formação de substantivos; - Expressões de tempo; - Perguntas sem auxiliares.

Temas comunicativos principais: - Entender fatos e informações específicas; - Falar sobre eventos da vida; - Entender informações bibliográficas; - Responder a opiniões; - Recontar o dia de terceiros; - Entender razões; - Entender informações históricas; - Extrair informações principais de um texto; - Encontrar, descrever e entender similaridades e diferenças; - Recontar notícias de jornais; - Entender informações de uma conversa; - Reconhecer tipos de texto; - Responder questões de um quiz.

SEMESTRE VII: Pontos gramaticais principais: - Presente Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Continuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Simples – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Passado Contínuo – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Presente Perfeito – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Pretérito Perfeito – sentenças afirmativas, negativas e interrogativas; - Formas futuras; - Presente perfeito + for / since, presente perfeito contínuo; - Comparativos e Superlativos; - Verbos modais: can, could, be could to, have to, must e should; - Adjetivos fortes; - Collocation; - Adjetivos com -ed e -ing; - Pronúncia: acento de palavra/frase, sons vocálicos e consoantes silenciosas.

Temas comunicativos principais: - Falar sobre preferências, concordar e descordar; - Entender palavras chaves em questões e prever o conteúdo; - Usar experiências para entender o contexto; - Falar sobre o futuro, recontar uma história, entender razões; - Falar sobre dinheiro e experiências, ouvir fatos; - Entender ordem de eventos, checar hipóteses; - Entender informações específicas.

Documentação Necessária

Orientações sobre a entrega da documentação:

A documentação dos candidatos aprovados deve ser entregue presencialmente na secretaria do Núcleo de Línguas Campus Itaperi no período de . Segue abaixo a documentação a ser entregue:

– Cópia do documento de identificação (frente e verso do mesmo lado da folha de papel): Serão considerados documentos de identificação: Carteiras de Identidade que forem expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Diretoria Geral da Polícia Civil, Forças Armadas, Polícia Militar, Ordens ou Conselhos Profissionais, e, ainda, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade;
– Cópia do CPF (caso não conste informando no documento de identificação);
– Cópia do comprovante de escolaridade;
– Cópia do comprovante de residência;
– 02 vias do Contrato de Prestação de Serviços educacionais devidamente preenchido e assinado pelo estudante/responsável financeiro.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Secretaria do Núcleo Itaperi (85) 03101-9673
nucleo.itaperi@uece.br