Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal - Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal - Doutorado

Pós-Graduação Stricto Sensu

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBotec), na modalidade de Mestrado Profissional em associação foi aprovado pela Resolução nº 3505 de 01 de abril de 2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UECE), criado pela Resolução nº 951 de 03 de abril de 2013 do Conselho Universitário (CONSU/UECE) e recomendado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) de 03 de dezembro de 2013. Na avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016) publicada em 20/09/2017 manteve a nota 4. O MPBiotec é vinculado à Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE.

Site: https://ppgbiotec.com/portal/

Objetivos Gerais

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com Conceito 4. O Programa é o único no país e se dá em regime de associação entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Centro Universitário CESMAC.

O curso busca formar profissionais, nos níveis de mestrado e doutorado, com competência técnico-científica e crítico-reflexiva para atuarem no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos na área de saúde humana e animal, com aulas ocorrendo aos finais de semana, com a possibilidade de realização de pesquisas nos locais de trabalho desses profissionais, uma vez que estes estão inseridos no mercado de trabalho. Para o coordenador de relações interinstitucionais do PPGBiotec, professor José Ferreira Nunes, "o programa representa uma oportunidade para profissionais que desejam aprofundar seus estudos a nível stricto sensu na Pós-Graduação".

Público-alvo

Poderão inscrever-se para a seleção do Programa em Nível de Mestrado Profissional Portadores de Diploma de Cursos de Nível Superior – graduação plena – em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo MEC. No caso de diplomas obtidos no exterior, os mesmos devem ter sido revalidados por instituição nacional.

Poderão inscrever-se para a seleção do Programa em Nível de Doutorado profissional Portadores de Diploma de Mestrado – Acadêmico ou Profissional – em qualquer área do conhecimento, reconhecidos pela CAPES. No caso de diplomas obtidos no exterior, os mesmos devem ter sido reconhecidos por instituição nacional.

Disciplinas

Trata-se de um Programa em Associação, envolvendo instituições do Ceará, Alagoas, Piauí, nas quais os alunos podem cumprir os créditos de disciplinas, as atividades de pesquisa e o estágio.

O curso na modalidade Profissional nível Mestrado exige o cumprimento de 28 (vinte e oito) créditos, equivalendo a 420 horas, de acordo com a seguinte estrutura curricular: DEZ créditos de disciplinas obrigatórias, OITO créditos (mínimo) de disciplinas optativas, QUATRO créditos de Estágio na Empresa e SEIS créditos da Dissertação. Tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses.

O curso na modalidade Profissional nível Doutorado exige o cumprimento de 40 (quarenta) créditos, equivalendo a 600 horas, de acordo com a seguinte estrutura curricular: DOZE créditos de disciplinas obrigatórias, OITO créditos (mínimo) de disciplinas optativas, QUATRO créditos de Estágio na Empresa e DEZESSEIS créditos da Tese. Tem duração mínima de 24 e máxima de 36 meses.

As disciplinas poderão ser ministradas nas modalidades presencial ou à distância. Serão fundamentalmente ministradas uma vez por mês, na quinta-feira de 18h às 22h, na sexta-feira de 14h às 22h, no sábado de 8 às 17h, e no domingo de 8h às 18h (em atividades à distância), em calendário já pré-fixado para todo o ano letivo. Será exigido, por ocasião da matrícula dos candidatos selecionados, documento comprobatório da disponibilidade efetiva do horário para cumprir o curso.

A Universidade Estadual do Ceará, Coordenadora Geral do Curso e Instituição Nucleadora, será a responsável pela titulação dos alunos.

Código    Disciplina                                                                                           Créditos  
OBR-001    Bioética e Pesquisa em Seres Humanos e Animais       2  
OBR-002    Desenvolvimento e Gestão de Projetos       2  
OBR-003    Bioestatística       2  
OBR-004    Bioprodutos e Bioprocessos para a Saúde Humana e Animal       2  
OBR-005    Seminário de Dissertação/Tese em Andamento I       1  
OBR-006    Seminário de Dissertação/Tese em Andamento II       1  
OBR-007    Estágio em Empresa       4  
OBR-007    Seminário de Tese em Andamento III       1  
OBR-008    Seminário de Tese em Andamento IV       1  
OBR-010   Tese       16

 

Código    Disciplina                                                                                          Créditos  
OPT-001    Escrita Científica        2  
OPT-002    Farmacologia e Toxicologia       2  
OPT-003    Estudo Clínico e Boas Práticas Clínicas       2  
OPT-004    Registro de Produtos       1  
OPT-005    Farmacogenômica       2  
OPT-006    Farmacovigilância       2  
OPT-007    Auditoria e Inspeções       1  
OPT-008    Controle de Qualidade de Bioprodutos       2  
OPT-009    Tópicos Especiais em Biotecnologia I       2  
OPT-010    Tópicos Especiais em Biotecnologia II       2  
OPT-010     Nanotecnologia Aplicada a Saúde       2  
OPT-011     Biologia Celular e Molecular       2

 

Documentação Necessária

Formulário de Inscrição online devidamente preenchido;

Comprovante de endereço no nome do(a) candidato(a);

Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, da Carteira de Identidade e CPF; ou passaporte, no caso de candidatos estrangeiros não naturalizados no país;

Cópia digitalizada (como imagem), da Certidão de Quitação Eleitoral, para cidadãos brasileiros, emitida pelo TRE ou TSE;

Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, do Histórico Escolar de Graduação e do Diploma de Graduação plena, além do Diploma de Mestrado para os candidatos à Doutorado. Para o caso de cursos realizados no exterior, tradução oficial e revalidação de título (graduação) e reconhecimento de título (mestrado);

Cópia digitalizada (em PDF), do Curriculum vitae LATTES (http://lattes.cnpq.br/);

Ficha de Pontuação do Curriculum vitae online devidamente preenchida (vide modelo ANEXO 3);

Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, da Documentação Comprobatória registrada na Ficha de Pontuação, ordenados conforme os itens correspondentes.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Secretaria do Curso (85) 03101-9854
ppgbiotec.uece@uece.br