IV Curso de Fisiologia Respiratória Aplicada: Teoria e Prática Experimental

IV Curso de Fisiologia Respiratória Aplicada: Teoria e Prática Experimental

Extensão

O curso terá carga horária total de 40 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas será abordada parte da fisiologia respiratória aplicada a pesquisa, além da teoria sobre conhecimentos específicos em laboratórios de ciências biomédicas. Já na parte prática, será apresentada toda a parte operacional e de instrumentação voltada para pesquisa em fisiologia respiratória, inclusive a experimentação animal, do laboratório de biofísica da respiração que é integrado ao programa de pós-graduação em ciências fisiológicas e ao mestrado em ciências físicas aplicadas da universidade estadual do Ceará. O treinamento laboratorial abrangerá desde os conhecimentos básicos de instrumentação laboratorial até a utilização de equipamentos especializados na realização de análises especificas em fisiologia respiratória, como: ventilador mecânico para pequenos animais, atuador mecânico para análises de tiras do parênquima pulmonar, além de análises qualitativas e quantitativas em microscópio eletrônico. Ao final do curso, os alunos apresentarão conhecimentos acerca da vivencia e experimentação em laboratórios de ciências biológicas em geral, com ênfase em análises em fisiologia respiratória.

Objetivos Gerais

• Proporcionar aos alunos conhecimentos gerais acerca de pesquisas acadêmicas na área da fisiologia respiratória; • Ampliar a base de conhecimento teórico e prático dos alunos sobre a Fisiologia Respiratória; • Apresentar e treinar os alunos em práticas laboratoriais; • Apresentar e treinar os alunos nas diversas atividades em pesquisa.

Público-alvo

O presente projeto é destinado a ministração de curso para profissionais formados e alunos de graduação das mais variadas áreas, que pretendem expandir seus conhecimentos teóricos e práticos sobre pesquisas em Fisiologia Respiratória, dentre eles fisioterapeutas, educadores físicos, biólogos, físicos, químicos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros.

Disciplinas
  • Módulo de Fisiologia I
  • Módulo de Fisiologia II
  • Módulo de Laboratório I
  • Módulo de Laboratório II
  • Módulo Prático
Documentação Necessária

Cópia Identidade, CPF, comprovante de endereço e comprovante de matrícula ou conclusão de curso de graduação na área da saúde

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Deves (85) 99170-8563
cegec@iepro.org.br