O profissional de educação física, através de trabalho sistemático, lidera, organiza, planeja o treinamento e educa o aluno e/ou atleta. Muitas variáveis fisiológicas estão envolvidas no treinamento, que é, em geral, uma atividade sistemática, graduada de forma individual e progressiva. Neste contexto, as funções fisiológicas são modeladas para se enfrentar tarefas mais árduas.
De fato, o treinamento físico é um processo pedagógico, organizado e planejado para o aperfeiçoamento, que conduzido com base em princípios científicos, estimula modificações fisiológicas no organismo e influi significativamente na capacidade de rendimento físico dos indivíduos.
O treinamento físico representa hoje um dos meios mais qualificados para a melhoria da qualidade de vida, proporcionando resultados excelentes, como benefícios no ganho de força, de resistência, de flexibilidade, na composição corporal, entre outros efeitos relacionados tanto ao desempenho atlético como à melhoria dos níveis de saúde. A prática da atividade física regular, dentro de um processo organizado, planejado, tende a atenuar o processo de envelhecimento, por prolongar as capacidades funcionais normais do indivíduo devido à manutenção sadia das estruturas do organismo.
A fisiologia do exercício analisa, então, os aspectos da fisiologia humana aplicada ao movimento, enfocando, principalmente, adaptações fisiológicas nos sistemas energético, endócrino, respiratório, cardiovascular e neuromuscular, decorrentes do exercício físico. Tudo isso pode possibilitar, por exemplo, um melhor entendimento do treinamento da força, resistência, flexibilidade, composição corporal, entre outros.
O treinamento é, portanto, um processo de muitos fatores e não uma atividade que se possa fazer mecanicamente, e que se baseia, principalmente, na fisiologia do exercício. Trata-se, pois, de trabalhar com um conjunto de situações complexas, em que estão envolvidas de forma absolutamente decisiva as relações entre as pessoas e a fisiologia do exercício.
Desta forma, faz-se imprescindível a criação da sétima turma do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício Físico da Universidade Estadual do Ceará, pois a observação da realidade local demonstra grande quantidade de profissionais atuando com o treinamento de atletas e não-atletas sem, no entanto, um aprofundamento deste conhecimento em nível de Pós-Graduação Lato Sensu. Parece-nos que a necessidade de aprofundamento desse conhecimento tem sido percebida pelos próprios profissionais que trabalham na área. Uma demonstração dessa realidade tem sido verificada pela Coordenação do Curso de Educação Física desta Instituição de Ensino Superior, através de ligações freqüentes e envio de e-mails por profissionais que buscam informações sobre a possibilidade de formação de uma sétima turma do Curso em questão.
Considerando essa demanda, a crescente necessidade da UECE em exercer sua função nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, a extrema necessidade de qualificar profissionais na referida área, assim como a carência de cursos de especialização nessa área, estamos propondo a criação da sétima turma do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício Físico, viabilizando, assim, a formação de especialistas com um domínio científico e técnico em fisiologia do exercício.
Os alunos do curso serão incentivados pelo corpo de professores a engajarem-se na pesquisa e na produção de trabalhos científicos, expandindo e sedimentando, dessa forma, o conhecimento adquirido em sala de aula, uma vez que há crescente exigência do mercado por profissionais altamente capacitados. O Curso se propõe, portanto, a preparar recursos humanos que busquem a construção de novos paradigmas relacionados a Fisiologia do Exercício Físico. Nessa proposta, os objetivos, conteúdos e estratégias curriculares observam esses princípios, enfatizando conhecimentos e experiências que levam à autonomia e a tomadas de decisões conscientes na área da atividade física relacionada ao treinamento físico esportivo.
Desta forma, considerando os fatos citados anteriormente, é que se justifica a criação da sétima turma do Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FÍSICO, que tem como objetivo principal a qualificação de profissionais para atuarem no âmbito não-formal.
Objetivos Gerais |
---|
Proporcionar aos bacharéis e/ou licenciados em Educação Física e profissionais de áreas afins oportunidade de desenvolver e aprofundar conhecimentos específicos e atuais em Fisiologia do Exercício, capacitando-os a atender as exigências do mercado de trabalho. |
Público-alvo |
---|
Bacharéis e/ou licenciados em Educação Física e profissionais de áreas afins, portadores de diploma de nível superior. |
Disciplinas |
---|
Fisiologia Celular Fisiologia do Exercício I - Bioenergética Fisiologia do Exercício II - Sistema Endócrino Fisiologia do Exercício III - Sistema Neuromuscular Fisiologia do Exercício IV - Sistema Cardiovascular Fisiologia do Exercício V - Sistema Respiratório Fisiologia do Exercício VI - Ambientes Especiais Fisiologia do Exercício VII - Inflamação e Dor Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais Didática do Ensino Superior Metodologia da Pesquisa Científica Avaliação da Atividade Motora Nutrição e Exercício Físico Marketing Pessoal
|
Documentação Necessária |
---|
Fotocópias da seguinte documentação: 1- Carteira de identidade; * Estes documentos devem estar autenticados. Para as outras fotocópias, o aluno deve apresentar os documentos originais para autenticação. |
Investimento
Fale conosco
Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não exite em entrar em contato conosco para que possamos sanar todos seus questionamentos.
Nome | Telefone | |
---|---|---|
Samara |
(85) 03101-9803 |
samara.moura@uece.br |