Especialização em Libras - Ead - Turma 1

Pós-Graduação Lato Sensu

O curso pretende oportunizar a formação de profissionais para atuarem em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - nos diferentes espaços da sociedade brasileira. Além de atender aos objetivos da legislação vigente, que reconhece a LIBRAS como a língua materna do surdo, o curso contribui para a eliminação de barreiras da comunicação, possibilitando a inclusão das pessoas surdas no meio social, garantindo-lhes direitos de cidadania, atenção às suas necessidades básicas de comunicação e ao acesso à educação de qualidade.

Objetivos Gerais
  1. Oferecer formação continuada em serviço no nível de pós-graduação lato sensu para preparar profissionais qualificados para atuarem de forma integrada em diferentes áreas educacionais relacionadas ao ensino em Libras;
  2. Oportunizar o acesso ao conhecimento e difusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, formando profissionais preparados para atender às exigências de uma sociedade mais inclusiva e que responda às necessidades de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, contribuindo para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal;
  3. Preparar o educador para a tarefa de transpor, por meio da comunicação, as barreiras que se erguem entre o universo dos ouvintes e o das pessoas surdas, em cumprimento à Lei n° 10.436/02, capacitando-os para o uso de LIBRAS no processo de ensino aprendizagem.
  4. Permitir a atuação como professor de LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais;
  5. Promover competência comunicativa e proficiência em vários níveis;
  6. Conhecer as especificidades da identidade e cultura da comunidade Surda no Brasil;
  7. Conhecer a legislação pertinente à área da deficiência auditiva e surdez;
  8. Reconhecer a importância da educação bilíngue;
  9. Conhecer os aspectos educacionais da educação de alunos Surdos.
Público-alvo
  • Professores licenciados do ensino público ou particular do ensino infantil, fundamental, médio e profissionais graduados que possuam conhecimento em Libras.

PRÉ-REQUISITO: Graduado em qualquer área de conhecimento com:

Certificação PROLIBRAS ou Certificação de nível técnico em LIBRAS expedido por instituições competentes conveniadas com MEC (FENEIS, APILCE, CAS, CREAECE, entre outros) ou Graduados em letras/LIBRAS.

Disciplinas

Fundamentos Filósoficos e Pedagógicos do Ensino

História da Educação e Cultura Surda

Didática do Ensino de Libras

Comunicação, Linguagem e Educação Bilíngue

Metodologia do Ensino de Libras para surdos

Metodologia do Ensino de Libras para ouvintes

Linguística e Língua de Sinais

Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita do Português para Surdos

 Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita do Sign Writing

Metodologia do Trabalho Científico

 Estágio Supervisionado (L1 e L2)

 Monografia

Documentação Necessária

Cópia do RG; cópia do CPF; cópia do comprovante de endereço; cópia do diploma ou declaração de nível superior e comprovante do conhecimento prévio em Libras com no mínimo 180 horas.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Natiele (85) 03101-9906
esplibras@uece.br