A Educação Física desenvolve sua identidade a partir das relações que estabelece com um meio ambiente que compreende, fundamentalmente, a Instituição Escola e a Instituição Desporto. E é neste conjunto de relações que se dão as discussões de dois pontos que norteiam as seguintes reflexões: 1) O grau de autonomia pedagógica alcançada na sua relação com as instituições acima; 2) As bases de legitimação como integrante do sistema formal de ensino, o que compreende a questão dos objetivos-conteúdos da disciplina.
No seu sentido restrito o termo Educação Física abrange as atividades pedagógicas tendo como tema o movimento corporal que toma lugar na Instituição Educacional. No sentido amplo trata das manifestações culturais das atividades físicas e esportivas.
O Ministério da Educação com o objetivo de subsidiar as discussões, planejamento e avaliações, elaborou um documento intitulado “Base Nacional Comum Curricular”. Neste documento a disciplina de Educação Física é contemplada com os aspectos didáticos gerais da prática pedagógica que podem auxiliar o professor no desenvolvimento do seu trabalho, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de atividades da cultura de movimento, como os esportes, as lutas, a ginástica, as danças e as atividades rítmicas e expressivas, dirigidas a Educação Básica. Com isso, o MEC, por meio da publicação da Base Nacional Comum Curricular onde contempla a Educação Física, amplia a concepção de cultura de movimento, além de estabelecer para a área de Educação Física outras responsabilidades, como a preparação para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da moral dos indivíduos, a relação entre Educação Física e Saúde, os conceitos de valores sobre as práticas corporais, o meio ambiente, e a contextualização da pluralidade cultural.
Diante do amplo leque de responsabilidades aferidas ao Professor de Educação Física na instituição escola/esporte, o curso de Especialização em Educação Física Escolar tem o propósito de qualificar o profissional de Educação Física a atuar adequadamente na escola. Durante o curso, além dos fundamentos da Educação Física, deverão ser trabalhados os conteúdos e a metodologia das disciplinas que serão ministradas, de forma indissociável, a fim de que a teoria e a prática se complementem, evitando que esta última ocorra apenas no final do curso.
Portanto, a Universidade Estadual do Ceará – UECE possibilitará com o Curso de Especialização em Educação Física Escolar, a especialização de professores graduados da área de Educação Física.
Objetivos Gerais |
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Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a educação em geral e a educação física escolar em particular. |
Público-alvo |
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Profissionais de Educação Física, pedagogos e portadores de diploma de nível superior que trabalhem na área da educação. |
Disciplinas |
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12. Monografia |
Documentação Necessária |
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- Documentos exigidos: a) Diploma de Curso Superior b) Histórico escolar (graduação) c) Carteira de identidade (xerox), CPF (xerox) e 1 foto 3X4 d) Comprovante de endereço atualizado e) Curriculum A documentação deverá ser entregue no periodo das matrículas na coordenação do curso, para maiores esclarecimentos entrar em contato com Jorge Luís ( secretario do curso), e-mail jorge.amaral@uece.br |
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