Especialização em Educação Física Escolar

Especialização em Educação Física Escolar

Pós-Graduação Lato Sensu

 

A Educação Física desenvolve sua identidade a partir das relações que estabelece com um meio ambiente que compreende, fundamentalmente, a Instituição Escola e a Instituição Desporto.   E é neste conjunto de relações que se dão as discussões de dois pontos que norteiam as seguintes reflexões: 1) O grau de autonomia pedagógica alcançada na sua relação com as instituições acima; 2) As bases de legitimação como integrante do sistema formal de ensino, o que compreende a questão dos objetivos-conteúdos da disciplina.

No seu sentido restrito o termo Educação Física abrange as atividades pedagógicas tendo como tema o movimento corporal que toma lugar na Instituição Educacional. No sentido amplo trata das manifestações culturais das atividades físicas e esportivas.

O Ministério da Educação com o objetivo de subsidiar as discussões, planejamento e avaliações, elaborou um documento intitulado “Base Nacional Comum Curricular”. Neste documento a disciplina de Educação Física é contemplada com os aspectos didáticos gerais da prática pedagógica que podem auxiliar o professor no desenvolvimento do seu trabalho, proporcionando aos alunos a oportunidade de participar de atividades da cultura de movimento, como os esportes, as lutas, a ginástica, as danças e as atividades rítmicas e expressivas, dirigidas a Educação Básica. Com isso, o MEC, por meio da publicação da Base Nacional Comum Curricular onde contempla a Educação Física, amplia a concepção de cultura de movimento, além de estabelecer para a área de Educação Física outras responsabilidades, como a preparação para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da moral dos indivíduos, a relação entre Educação Física e Saúde, os conceitos de valores sobre as práticas corporais, o meio ambiente, e a contextualização da pluralidade cultural.

Diante do amplo leque de responsabilidades aferidas ao Professor de Educação Física na instituição escola/esporte, o curso de Especialização em Educação Física Escolar tem o propósito de qualificar o profissional de Educação Física a atuar adequadamente na escola. Durante o curso, além dos fundamentos da Educação Física, deverão ser trabalhados os conteúdos e a metodologia das disciplinas que serão ministradas, de forma indissociável, a fim de que a teoria e a prática se complementem, evitando que esta última ocorra apenas no final do curso.

Portanto, a Universidade Estadual do Ceará – UECE possibilitará com o Curso de Especialização em Educação Física Escolar, a especialização de professores graduados da área de Educação Física.

Objetivos Gerais
  1. Possibilitar conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade da Educação Física na escola;
  2. Analisar e discutir o movimento humano no âmbito da educação física escolar, em suas múltiplas vertentes (corporeidade, lazer, recreação e promoção da saúde);
  3. Refletir e criar alternativas para ações educativas e pedagógicas dos professores de Educação Física;
  4. Instrumentalizar o professor para que possa perceber discutir e se posicionar frente às novas tendências da Educação Física no contexto escolar;

Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre a educação em geral e a educação física escolar em particular.

Público-alvo

 

Profissionais de Educação Física, pedagogos e portadores de diploma de nível superior que trabalhem na área da educação.

Disciplinas
  1. Crescimento e Desenvolvimento Motor
  2. Fisiologia aplicada ao ensino das atividades físicas na escola
  3. Atividades Rítmicas e Expressivas na Escola
  4. Nutrição e Distúrbios Metabólicos da Criança e do Jovem em Idade Escolar
  5. Metodologia da Pesquisa
  6. Concepções e Práticas de Saúde no Contexto Escolar
  7. Avaliação no Ensino da Educação Física Escolar
  8. Metodologia do Ensino da Educação Física
  9. Educação Física Adaptada

 

  1. Projetos Interdisciplinares e Organização Curricular da Educação Física na Escola
  2. Didática do Ensino Superior

      12. Monografia

Documentação Necessária

- Documentos exigidos: a) Diploma de Curso Superior

                                        b) Histórico escolar (graduação)

                                        c) Carteira de identidade (xerox), CPF (xerox) e 1 foto 3X4

                                       d) Comprovante de endereço atualizado

                                       e) Curriculum

A documentação deverá ser entregue no periodo das matrículas na coordenação do curso, para maiores  esclarecimentos entrar em contato com  Jorge Luís ( secretario do curso), e-mail  jorge.amaral@uece.br 

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Jorge Luis (85) 99667-4384
jorge.amaral@uece.br