Especialização em Bioquímica e Biologia Molecular Aplicadas á Saúde

Especialização em Bioquímica e Biologia Molecular Aplicadas á Saúde

Pós-Graduação Lato Sensu


A Bioquímica constitui uma grande área que possui aplicação nos mais diversos campos de atuação profissional e está diretamente relacionada a outras disciplinas, tendo uma grande importância na formação dos profissionais da área da saúde. Seu conhecimento possibilita que profissionais sejam capazes de compreender os diversos processos biológicos e o entendimento dos mecanismos celulares envolvidos no desenvolvimento dos processos patológicos. Esse conhecimento aliado a Biologia Molecular e suas técnicas contribuem para identificação de agentes infecciosos, mutações específicas, predisposição a doenças e no desenvolvimento de fármacos, auxiliando no diagnóstico, prognóstico e tratamento de diversas doenças. A capacitação de profissionais nessa área contribui para a qualidade e competência na profissionalização de suas atividades e na rotinas, tornando-os aptos para tomadas de decisões estratégicas e gerenciais. O surgimento de novas tecnologias e os progressos de aplicação da Biologia Molecular e da Bioquímica no cotidiano das comunidades, na pesquisa e na área clínica torna necessário a ampliação e atualização constante do currículo para adequação dos profissionais nos distintos campos de atuação, pois somente assim o compromisso com a sociedade de oferecer profissionais capacitados será alcançado. Diante deste contexto, o curso de Bioquímica e Biologia Molecular em Saúde, oferecerá condições a diversos profissionais de aperfeiçoar o seu nível de conhecimento, melhorando assim a qualidade do trabalho oferecido, assim como, poderá também preparar recém-graduados para o ingresso no mercado de trabalho.

A Especialização em Bioquímica e Biologia Molecualar em Saúde consiste em um curso teórico-prático que aborda as principais disciplinas e temáticas essenciais para: 

  • Capacitar profissionais para exercer atividades de Bioquímica e utilização de técnicas de Biologia Molecular na área da saúde;

  • Capacitar profissionais para compreender os diversos processos biológicos e os mecanismos celulares envolvidos nos processos patológicos;

  • Habilitar profissionais para atuação no tratamento, monitoramento e prevenção de doenças;

  • Explorar situações práticas junto ao aluno para solidificação do conhecimento e a desenvoltura de análise crítica;

  • Formar recursos humanos com capacidade de colaboração no trabalho interdisciplinar com habilidade para solucionar problemas e tomar decisões;

  • Possibilitar ao aluno planejar pesquisas e trabalhos científicos voltados para assuntos correlatos a Bioquímica e Biologia Molecular em Saúde.

Objetivos Gerais

Incentivar e desenvolver o conhecimento de Bioquímica e Biologia Molecular em Saúde de profissionais de empresas públicas e privadas e recém-graduados, de áreas correlatas, para habilitação em análises laboratoriais referentes ao diagnóstico clínico, identificação de microorganismos, tratamento e prevenção de doenças.

Público-alvo

Profissionais de empresas públicas e privadas e recém-graduadas da área da saúde e de outras áreas correlatas que tenham interesse em trabalhar em empresas e/ou instituições que desenvolvam atividades que incorporam ou que necessitam de conceitos e habilidades na área de Bioquímica e Biologia Molecular em Saúde.

Podem candidatar-se ao Curso de Especialização em Bioquímica Aplicada à Saúde, Graduados em: Farmácia, Farmácia-Bioquímica, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e outras áreas afins.

Disciplinas

BIOQUÍMICA GERAL

HISTOPATOLOGIA

BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA

BIOQUÍMICA CLÍNICA

BIOLOGIA MOLECULAR

MÉTODOS IMUNOQUÍMICOS APLICADOS

IMUNOLOGIA DAS DOENÇAS MICROBIANAS E PARASITÁRIAS

BIOQUÍMICAS DE MICROORGANISMOS

MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA

MONOGRAFIA

 

Documentação Necessária

Duas fotografias 3x4 de frente e recentes;

- Xerox do histórico escolar de curso de graduação plena;

- Xerox do diploma de curso de graduação plena ou declaração da coordenação comprovando que o término da graduação ocorrerá antes do fim do curso de especialização;

- Curriculum Vitae ou Lattes, devidamente comprovado;

- Xerox dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade

- Título de Eleitor

- Comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino)

- CPF

- Comprovante de residência

 

Obs: A documentação deve ser enviada para o e-mail: rafaela.cajado@uece.br

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Eduarda (85) 99856-4465
rafaela.cajado@uece.br