Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Padrões de Software

Pós-Graduação Lato Sensu

Inscrições Suspensas.

 

 

 

 

Coordenação:

Prof. Ph.D. Jerffeson Teixeira de Souza - currículo lattes completo - http://lattes.cnpq.br/0721071524157651

Justificativa:
A área de desenvolvimento de sistemas é o caminho natural de atuação de profissionais graduados nos cursos de ciência da computação e afins. Por conta da complexidade crescente dos sistemas computacionais e o próprio caráter dinâmico desse ramo da computação, anualmente constatado com o surgimento de novas tecnologias, verifica-se a necessidade cada vez maior de reciclagem e atualização de profissionais atuantes nessa área. Tal atualização é essencial no sentido de suprir as competências, o dinamismo e as habilidades requeridas por esse exigente mercado de trabalho.

Dentre as várias tecnologias destinadas a auxiliar o processo de desenvolvimento de sistemas, o uso de Padrões de Software têm sido considerado, tanto no meio acadêmico como no ambiente profissional, um instrumento fundamental de garantia de qualidade e produtividade no desenvolvimento de projetos de software. Essa tecnologia fornece um vocabulário comum para expressar soluções e uma linguagem para relacioná-las. Na comunidade de desenvolvimento de software, padrões permitem a criação de uma biblioteca de soluções para ajudar na resolução de problemas de desenvolvimento recorrentes. Além de seu caráter tecnológico, padrões de software ajudam na criação de uma cultura de documentação e reuso de “boas práticas” no processo de desenvolvimento de sistemas computacionais.
 

Metodologia:
Aulas teóricas com equipamentos multimídias.

Sistemática de Avaliação:
Apresentação de trabalhos individuais e/ou equipes.
A nota mínima para aprovação em cada disciplina é 7,0 (sete).
O aluno deverá obter o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada disciplina como um dos critérios de aprovação.

Descontos:

A Coordenação do curso oferece descontos para os casos de indicação, inscrição de grupos e de egressos da Uece.

Cronograma Geral

Inscrição

 

Seleção 

 

Divulgação dos Resultados

 

Matrícula

 

Início do Curso

 

 

 

Objetivos Gerais

Esse curso de especialização é Coordenado pelo professor Doutor Jerffeson Teixeira de Souza curriculo lattes  http://lattes.cnpq.br/0721071524157651, e certificado pela UECE, e tem por objetivo fornecer uma visão sistêmica e atualizada da área de Engenharia de Software, enfocando o desenvolvimento de sistemas, através da discussão de aspectos conceituais, do estudo de metodologias e técnicas usadas neste desenvolvimento, da apresentação e discussão de normas e padrões de qualidade. Adicionalmente, o desenvolvimento de soluções baseadas em Padrões de Software será estimulado, através de apresentação dessa tecnologia como ferramenta fundamental na documentação e reutilização de soluções comprovadamente bem sucedidas no processo de desenvolvimento. Desta forma, possibilitando o aprimoramento do processo de desenvolvimento de software por parte dos alunos do curso.

 

NÚMERO DE VAGAS
---------------
40 vagas


INÍCIO
------

DURAÇÃO
-------
18 meses

 

LOCAL

Enquanto perdurar a pandemia da COVID 19, o curso se dará de forma remota, por meio de aulas não presenciais, ministradas por ações desenvolvidas no ambiente virtual da internet e com uso de ferramentas e tecnologias digitais. A partir de liberação orientada pela legislação estadual vigente e mediante condições sanitárias compatíveis com a pandemia do coronavírus - COVID 19, as aulas assumirão o formato presencial e/ou não presencial, a depender de orientações feitas pela Coordenação de Ensino Lato Sensu do CCT e quando liberadas ocorrerá no bloco de pesquisa e Pós-Graduação em Computação da UECE.

Campus do Itapery

Público-alvo

Profissionais portadores do Diploma de Curso de Graduação, definidos como duração plena e reconhecidos pelo MEC, com experiência em computação e interesse na área de Engenharia de Software e/ou Padrões de Software.

 

 

Disciplinas

Disciplina

C/H

 

Engenharia de Software

30

 

Introdução à Padrões de Software

15

 

Fundamentos e Projeto de Banco de Dados

15

 

Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos

30

 

Programação Orientada à Objetos

45

 

Padrões Arquiteturais e de Projeto (GOF e POSA)

45

 

Engenharia de Software Web

30

 

Padrões e Anti-Padrões J2EE

30

 

Validação e Teste de Software

30

 

Qualidade de Software

15

 

Metodologia da Pesquisa Científica

30

 

Gerência de Projetos

15

 

Padrões de Projeto para Android

30

 

Monografia

90

 
       

 

Documentação Necessária

1. Cópia digital do Diploma de Graduação;

2. Cópia digital do Histórico Escolar da Graduação;

3. Currículo completo digitalizado;

4. Cópia digital dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

5. Foto 3x4 digitalizada;

6. Comprovante de pagamento digitalizada da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), efetuada através do site https://pdv.iepro.org.br/

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não exite em entrar em contato conosco para que possamos sanar todos seus questionamentos.

Nome Telefone E-mail
Secretária - Rochely Campos (85) 98781-7200
eesuece@gmail.com