Português - Campus Itaperi

Português - Campus Itaperi

Extensão

A Coordenação do Núcleo de Línguas Campus Itaperi anuncia os editais de seleção de nº 47/2023 e nº 48/2023 para admissão no Semestre I (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Português) e Teste de Nível (dos cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês) do período letivo 2024.1.

As inscrições ocorrerão até o dia 08 de dezembro de 2023.

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 47/2023 – Seleção 2024.1 Semestre I

Clique aqui para obter informações sobre o Edital nº 48/2023 – Seleção 2024.1 Teste de Nível

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
– Telefone: 85 3101.9673
– E-mail: nucleo.itaperi@uece.br

Horários de Funcionamento:
Segunda e quarta: 09h às 12h e das 13h às 18h45min
Terça, quinta e sexta: 09h às 12h e 13h às 17h
Sábado: 07h30min às 11h30min e 12h30min às 16h30min


O Curso de Português, configurado em 5 (cinco) semestres, tem uma abordagem sociointeracionista da linguagem, contemplando diversos aspectos que envolvem a língua portuguesa: as convenções da escrita, as regras gramaticais, a compreensão leitora e a produção textua.

Ao longo de todos os semestres, trabalhamos com 5 (cinco) apostilas fruto de um extenso trabalho de pesquisa, elaboração e reelaboração de conteúdos e atividades de fixação dos conteúdos, tendo como base norteadora o texto. Nosso objetivo maior é fazer com que nossos alunos percebam que a Língua Portuguesa não é complicada, afinal de contas é através dela que nos comunicamos em diversas modalidades (oral, escrita, gestual, imagética….). É importante ressaltar que não trabalhamos com as palavras isoladamente, pois o conhecimento isolado de classes gramaticais ou de regras sintáticas tenderá a ser insuficiente para o processo de interação entre os usuários da língua.

Desse modo, mais importante que fazer classificações sobre determinada classe gramatical, é saber avaliar como esses elementos colaboram para a construção da linguagem e como os textos são construídos a partir da significação de elementos aparentemente desprovidos de sentidos. Tendo em vista a importância que assumiu o texto nos dias atuais e a dificuldade dos alunos e profissionais de diversas áreas, no que diz respeito à produção textual, e, consequentemente, à necessidade de aprimoramento das habilidades de leitura e escrita.

Duração: tem duração de 5 semestres, nível básico/intermediário.

Objetivos Gerais

O objetivo do Curso de Português no Núcleo de Línguas Campus Itaperi - UECE é fazer com que nossos alunos percebam que a Língua Portuguesa não é complicada, afinal de contas é através dela que nos comunicamos em diversas modalidades (oral, escrita, gestual, imagética....). É importante ressaltar que não trabalhamos com as palavras isoladamente, pois o conhecimento isolado de classes gramaticais ou de regras sintáticas tenderá a ser insuficiente para o processo de interação entre os usuários da língua.

Público-alvo

Curso direcionado a qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Fundamental II e tenha CPF ativo.

Disciplinas

SEMESTRE I: - Linguagem e texto; - Narração e narratividade; - Gêneros textuais; - Relato pessoal; - Elementos da Comunicação; - Funções da Linguagem; - Intertextualidade; - Variações linguísticas; - Figuras de linguagem; - Relações semânticas homonímia, paronímia e sinonímia; - Coesão e coerência; - Pressupostos e subentendidos.

SEMESTRE II: - Fonema e letra; - Vogal, semivogal e consoante; - Encontro vocálico e encontro consonantal; - Dígrafos e dífonos; - Acentuação; - Homônimos e parônimos; - Ortografia; - Outras ocorrências da língua.

SEMESTRE III: MORFOLOGIA E SEU ESTUDO5 - Processo de formação de palavras; ESTUDO DOS SUBSTANTIVOS15 - Flexão dos substantivos; ESTUDO DOS ARTIGOS E NUMERAIS - Classificação dos artigos; - Combinação dos artigos; - Classificação dos numerais; ESTUDO DOS ADJETIVOS - Classificação dos adjetivos: quanto à semântica e quanto à formação; - Flexão dos adjetivos: de gênero, de número e de grau; - Locução adjetiva; ESTUDO DOS PRONOMES - Pronomes pessoais, pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais do caso oblíquo, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes interrogativos, pronomes relativos; ESTUDO DOS VERBO - Variações verbais: em número, pessoa e em modo; - Classificação dos verbos; - Estrutura dos verbos; - Vozes do verbo; ESTUDO DOS ADVÉRBIO - Classificação dos advérbios; ESTUDO DAS PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES E INTERJEIÇÕES - Classificação e uso.

SEMESTRE IV: SINTAXE E SEUS ESTUDOS - Frase, oração e período; - Termos essenciais da oração; Predicação verbal; - Termos integrantes da oração; - Termos acessórios da oração. Vocativo; - Período composto por coordenação; - Período composto por subordinação; - Período composto por subordinação. Orações subordinadas substantivas; - Orações subordinadas adjetivas; - Orações subordinadas adverbiais; PRODUÇÃO TEXTUAL - Gêneros textuais: o artigo de opinião; - Os gêneros no meio digital.

SEMESTRE V: PARA SABER MAIS - Pontuação; - Verbos e suas particularidades; - Concordância e regência: verbal e nominal; - Revendo o uso das orações coordenadas e subordinadas; - Particularidades das orações adverbiais; - Os gêneros oficias; - Pensando nas avaliações de larga escala

Documentação Necessária

Orientações sobre a entrega da documentação:

A documentação dos candidatos aprovados deve ser entregue presencialmente na secretaria do Núcleo de Línguas Campus Itaperi no período de .. Segue abaixo a documentação a ser entregue:

– Cópia do documento de identificação (frente e verso do mesmo lado da folha de papel): Serão considerados documentos de identificação: Carteiras de Identidade que forem expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Diretoria Geral da Polícia Civil, Forças Armadas, Polícia Militar, Ordens ou Conselhos Profissionais, e, ainda, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a cédula de identidade para estrangeiros emitida por autoridade;
– Cópia do CPF (caso não conste informando no documento de identificação);
– Cópia do comprovante de escolaridade;
– Cópia do comprovante de residência;
– 02 vias do Contrato de Prestação de Serviços educacionais devidamente preenchido e assinado pelo estudante/responsável financeiro.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Secretaria do Núcleo Itaperi (85) 03101-9673
nucleo.itaperi@uece.br