Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo

Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo

Pós-Graduação Lato Sensu

          O profissional de Educação Física, através de trabalho sistemático, lidera, organiza, planeja o treinamento e educa o aluno e/ou atleta. Muitas variáveis fisiológicas, psicológicas e sociológicas estão envolvidas no treinamento, que é, em geral, uma atividade sistemática, graduada de forma individual e progressiva. Neste contexto, as funções fisiológicas, psicológicas e sociológicas são modeladas para se enfrentar tarefas mais árduas.

          O treinamento físico é, portanto, um processo pedagógico, organizado e planejado para o aperfeiçoamento, que conduzido com base em princípios científicos, estimula modificações funcionais no organismo e influi significativamente na capacidade de rendimento físico dos indivíduos.

          A área de treinamento físico é o caminho natural de atuação de boa parte dos profissionais graduados nos cursos de Educação Física e de áreas afins. Em virtude, principalmente, do melhor entendimento do processo de treinamento físico e o próprio caráter dinâmico desse ramo da Educação Física, verifica-se a necessidade cada vez maior de reciclagem e atualização de profissionais atuantes nessa área. Tal atualização é essencial no sentido de suprir as competências, o dinamismo e as habilidades requeridas por esse exigente mercado de trabalho. 

         Desta forma, faz-se imprescindível a criação da nona turma do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo da Universidade Estadual do Ceará, pois a observação da realidade local demonstra grande quantidade de profissionais atuando com o treinamento de atletas e não-atletas sem, no entanto, um aprofundamento deste conhecimento em nível de Pós-Graduação Lato Sensu. Parece-nos que a necessidade de aprofundamento desse conhecimento tem sido percebida pelos próprios profissionais que trabalham na área. Uma demonstração dessa realidade tem sido verificada pela Coordenação do Curso de Educação     Física desta Instituição de Ensino Superior, através de perguntas frequentes de profissionais que buscam informações sobre a possibilidade de formação de uma nona turma do Curso em questão, sendo esta realidade um dos fatores que nos motivou a dar início ao cumprimento das etapas para a criação de nova turma.

          Considerando essa demanda, a crescente necessidade da UECE em exercer sua função nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, a extrema necessidade de qualificar profissionais na referida área, assim como a carência de cursos de especialização nessa área, estamos propondo a criação da nona turma do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo, viabilizando, assim, a formação de especialistas com um domínio científico e técnico em treinamento físico esportivo.

          Os alunos do curso serão incentivados pelo corpo de professores a engajarem-se na pesquisa e na produção de trabalhos científicos, expandindo e sedimentando, dessa forma, o conhecimento adquirido em sala de aula, uma vez que há crescente exigência do mercado por profissionais altamente capacitados. O Curso se propõe, portanto, a preparar recursos humanos que busquem a construção de novos paradigmas relacionados ao Treinamento Esportivo. Nessa proposta, os objetivos, conteúdos e estratégias curriculares observam esses princípios, enfatizando conhecimentos e experiências que levam à autonomia e a tomadas de decisões conscientes na área da atividade física relacionada ao treinamento físico esportivo.

          Desta forma, considerando os fatos citados anteriormente, é que se justifica a criação da nona turma do Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em TREINAMENTO ESPORTIVO, que tem como objetivo principal a qualificação de profissionais para atuarem no âmbito não-formal.

Objetivos Gerais

Proporcionar aos profissionais a oportunidade de desenvolver e aprofundar conhecimentos específicos e atuais em Treinamento Esportivo, capacitando-os a atender as exigências do mercado de trabalho.

Público-alvo

Bacharéis e/ou licenciados em Educação Física e profissionais de áreas afins, portadores de diploma de nível superior.

Disciplinas

1. Fisiologia do Exercício

2. Biomecânica do Movimento Humano

3. Recursos Ergogênicos

4. Metodologia da Pesquisa Científica

5. Didática do Ensino Superior

6. Medidas e Avaliação da Atividade Motora

7. Psicologia do Esporte

8. Treinamento de Força e Velocidade

9. Treinamento de Flexibilidade

10. Treinamento Aeróbio

11. Treinamento para Grupos Especiais

12. Treinamento para Crianças e Adolescentes

13. Periodização do Treinamento

14. Marketing Pessoal

15. Monografia

Documentação Necessária

Para fazer o preenchimento do formulário e fazer o upload dos arquivos necessários informados abaixo, entre no clique no link a seguir https://forms.gle/TKV1fkN1FPmafereA

• Preenchimento do Formulário Google;

• Carteira de identidade;

• CPF;

• Comprovante de Endereço;

• Diploma de graduação ou comprovante que o substitua;

• Histórico escolar de graduação;

• Título de eleitor;

• Comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino); e

• Curriculum Vitae Comprovado.
 

 

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Ailson Rabelo (85) 99600-1805
treina.esportivo@uece.br