V Seminário Interfaces

V Seminário Interfaces

Extensão

A HISTÓRIA DE UM EVENTO

 
I SEMINÁRIO INTERFACES - 2010

Fruto de parceria entre o Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o I Seminário Internacional Interfaces: arte, cidade e subjetividades contemporâneas foi realizado de 25 a 27 de agosto de 2010, simultaneamente nas dependências do CDMAC e da Livraria Cultura. Naquele momento, o evento objetivava dar lugar ao confronto de ideias entre agentes representativos do campo das artes e do universo das ciências humanas em torno da relação arte e cidade.

II SEMINÁRIO INTERFACES - 2012

Em 2012, o II Seminário Internacional Interfaces lançou as bases para a compreensão de aspectos que marcam a condição urbana contemporânea a partir da temática: Cidades e Culturas. A segunda edição, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, evidenciou o patrimônio como elemento mediador entre o passado e o devir da cidade. O Seminário contou com o apoio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), e transmissão simultânea pela TV Assembleia, fomentando aproximação entre agentes políticos, líderes comunitários, artistas e acadêmicos do Brasil e da França. O encerramento do evento foi marcado por uma homenagem concedida pelo poder público aos artistas José Tarcísio e Hélio Rola, pela contribuição prestada à cultura do Estado do Ceará.

III SEMINÁRIO INTERFACES - 2015

Em sua terceira edição, em 2015, o Seminário Interfaces assumiu o formato de uma experiência inovadora de ensino de pós-graduação na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Ele foi realizado ao longo de um semestre, com oito sessões quinzenais, contando com três convidados a cada sessão. Com o apoio do Collège de France, o III Interfaces repercutiu o seminário dedicado à recepção do livro Sur l'État, lançado na França. Apresentando sua apropriação pessoal e crítica da obra traduzida (Sobre o Estado), do sociólogo francês Pierre Bourdieu, os convidados, oriundos de universidades brasileiras e francesas, partilharam com o público presente diversas interpretações disciplinares desta obra.

IV SEMINÁRIO INTERFACES - 2019

A partir de sua quarta edição, o Seminário Interfaces passou a ser uma ação regular do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), grupo de pesquisa-intervenção do CNPq, criado em 2017. Reunindo pesquisadores brasileiros e franceses (UniversitéLumière Lyon 2 e Institut Paul Bocuse), o IV Seminário Interfaces: ALIMENTAR oportunizou o confronto de ideias sobre o papel da cultura alimentar no mundo contemporâneo, aproximando contribuições dos universos acadêmico e profissional, delineadas por pesquisadores e chefs de cozinha do Brasil e da França.

V SEMINÁRIO INTERFACES - 2022

Com o tema Sagrada Cozinha! / Cozinhas do Sagrado (Sacrés Cuisine! / Cuisines du Sacré) o V Seminário Interfaces pretende tratar dos elementos simbólicos do campo especializado da gastronomia e aquele da cultura alimentar, quando esta manifesta sua relação com o sagrado. É o sentimento do sagrado que expõe as raízes do ato de cozinhar mergulhadas tanto na religiosidade, quanto na devoção ao universo mundano do exercício profissional. Nesta edição, pretende-se avançar na cooperação entre a Universidade Estadual do Ceará e a Université Lumière Lyon 2, alé, de profissionais da área da gastronomia e das ciências humanas. Para tanto, coloca-se em pauta uma perspectiva comparativa capaz de aproximar, de um lado, a figura emblemática das "Mães de Lyon", e de outro, daquelas mulheres consideradas "tesouros vivos" da memória e do patrimônio alimentar no estado do Ceará.

Objetivos Gerais

Reunir o diverso, aproximar o diferente, provocar o diálogo por meio do confronto de ideias... Esta máxima guiou o Seminário INTERFACES ao longo de suas quatro edições precedentes, a partir de 2010. Em 2019, o evento passou a integrar permanentemente o quadro de ações do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), tratando a temática da alimentação sob os mais diversos ângulos.

Com o tema Sagrada Cozinha! Cozinhas do Sagrado (Sacrés Cuisine! / Cuisines du Sacré) o V Seminário Interfaces abraça o desafio de tratar dos elementos simbólicos que possibilitam travessias entre o campo especializado da gastronomia e aquele da cultura alimentar, quando esta manifesta sua relação com o sagrado. Assim, é o sentimento do sagrado que subsidia esse jogo de espelhos, o qual expõe as raízes do ato de cozinhar mergulhadas tanto na religiosidade, quanto na devoção ao universo mundano do exercício profissional. O pensamento relacional impulsiona ainda trocas entre referências diversas disciplinas, entre Brasil e França, e entre a dimensão teórica e prática do fato alimentar.

Por meio de atividades de caráter teórico e prático, o V Seminário Interfaces tem por objetivo sensibilizar e mobilizar agentes que mantêm diversos vínculos com o campo alimentar a fim de que possam problematizar o papel assumido por mulheres nas dinâmicas que têm se estabelecido entre gastronomia e cultura alimentar, do passado ao presente, entre Brasil e França. Coloca-se em pauta uma perspectiva comparativa capaz de aproximar, de um lado, a figura emblemática das "Mães de Lyon", e de outro, daquelas mulheres consideradas "tesouros vivos" da memória e do patrimônio alimentar no estado do Ceará.

Público-alvo

Profissionais da área de alimentação e ciências humanas.

Disciplinas

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 28/09

Tarde: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

17h - Inscrições

Noite: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

19h - Vídeo: A cozinha cearense no feminino e no plural - A experiência da Expedição Ceará Gastronômico;

19h:30 - Abertura do V Seminário Interfaces: Cuisines sacrées, sacrée cuisine! - Philippe Martin Mediação: Kadma Marques.

Dia 29/09

Manhã: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 9h:00 - Mesa-Redonda 1

O Banquete do Diabo: Corpos sacrificados, corpos comidos (Península Ibérica e Grande Caribe, séculos XVI-XVIII) - Nicolas Diochon;

Rodas em redes geográficas: os caminhos devocionais das caravanas de São Francisco das Chagas de Canindé-CE - Ivo Luís Oliveira Silva.

Mediação: Emanuel Freitas

10h:00 - Mesa-Redonda 2

A comida sagrada Hare Krishna na cidade de Fortaleza: representações de vegetarianismo e de restaurantes - Vanessa Moreira;

Os Espaços de Sociabilidade e de Lazer na Festa de Renovação do Sagrado Coração de Jesus no Cariri Cearense - Ariza Rocha.

Mediação: Geovani Jacó

Tarde: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 14h:30 - Mesa-Redonda 1

Barrancos de cuscuz de milho e um rio de leite: alimentação, identidade e patrimônio no sertão de Canudos - Pedro Victor Moura Lima;

"Pra mim, a cozinha é um espaço de cura" - práticas alimentares entre os Anacé da Reserva Indígena Taba dos Anacé, Caucaia, Brasil - Luciana Nogueira Nóbrega.

Mediação: Derlange Belizario

15h:30 - Mesa-Redonda 2

Comer com os espíritos: oferendas, partilhas e cuidados na umbanda no Brasil e em Portugal (Manger avec les esprits: Offrandes, partages et soins dans l'umbanda au Brésil et au Portugal) - Jorge Santiago.

Mediação: Kadma Marques

Dia 30/09

Manhã: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

9h:00 - Vídeo: Tia Nilza (SENAC)

9h:30 - Oficina de Gastronomia Brasileira

A cozinha da Serra como uma oração - Márcia Pessoa;

A cozinha do sertão descoberta pela devoção à profissão - Nilza Mendonça.

Tarde: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

14h - Oficina de Gastronomia Francesa

Entre França e Brasil: trajetórias na gastronomia - Marie Anne Bauer, Bernard Twardy e Christian Bourillot.

Mediação: Roberto Araújo

16h - A gastronomia em Lyon - Christian Bourillot

Dia 01/10

14h - Auditório do Museu da Imagem e do Som do Ceará

Les mères lyonnaises, mythe ou réalité? - Vincent Aubelle e Christian Bourillot.

Mediação: Roberto Araújo

15h - Encerramento no Museu da Imagem e do Som do Ceará

Balanço e perspectivas socioantropológicas da relação entre Sagrado e Alimentação - Jorge Santiago e Kadma Marques.

Investimento

No momento não temos turmas disponíveis para este curso.

Fale conosco

Podem surgir dúvidas sobre o curso, inscrição, ou outros assuntos. Não hesite em entrar em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome Telefone E-mail
Derlange Belizário Diniz (85) 99904-7210
derlange.diniz@uece.br